Laboratórios de Física

Written By: Laborciencia Editora

Laboratórios dedicados ao ensino-aprendizagem de Física

Histórico: início de pesquisas e desenvolvimento, a partir de 1978. Em 1989 é fundada a Laborciencia Tecnologia Educacional, responsável pela produção dos Bancos para Pesquisa em Física. A partir de 2018 a ECOEducacional – foi autorizada a produzir os Bancos para Pesquisa, promovendo uma reengenharia de produtos e sendo, atualmente, a empresa responsável pela produção, distribuição e manutenção destes produtos e suas soluções dedicadas ao ensino de Física.

BANCOS PARA PESQUISA EM FÍSICA

LC1 (8 frentes da Física em um único equipamento)

lc1

Conjunto acondicionado em maletas, composto por equipamentos multifunções, 01 CD com simulações e manual com experimentos em Física Básica nas áreas de mecânica, termodinâmica, eletricidade e eletromagnetismo, hidrostática, óptica e ondas.

LC2 (Óptica geométrica)

lc2

Conjunto acondicionado em maleta, composto por equipamentos multifunções, 01 CD com simulações e manual com os seguintes experimentos: Óptica – conceitos fundamentais; Fenômenos ópticos; Espelhos planos; Espelhos esféricos – estudo geométrico; Espelhos esféricos – estudo analítico; Refração da luz; Fibra óptica; Dioptros planos; Lentes esféricas – estudo geométrico; Lentes esféricas – estudo analítico; Olho humano e instrumentos ópticos.

LC3: Metrologia e Mecânica

lc3

Conjunto acondicionado em maleta, composto por equipamentos multifunções, 01 CD com simulações e manual com os seguintes experimentos: Medidas físicas; Algarismos significativos; Notação científica e ordem de grandeza; Operações com as medidas diretas; Gráficos; Gráficos espaço x tempo; velocidade média; Movimento uniforme; Encontro de móveis; Movimento naturalmente acelerado; Um modelo para o MUV; MUV e o encontro com Torricelli; Queda livre e lançamento vertical; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores; Composição de movimentos; Balística; Lei de Hooke e o dinamômetro; Princípio da inércia de Galileu, 1a Lei de Newton; Estrutura básica do método Newtoniano; Quantidade de movimento e a 2a lei de Newton; Princípio de ação e reação – A 3a Lei de Newton; Plano inclinado – Decomposição do peso; Aplicações das leis de Newton- massas conectadas,; Atrito estático e dinâmico; Energia e trabalho mecânico; Lei da conservação da energia mecânica; Impulso e quantidade de movimento.

LC4 (Termologia e Hidrostática)

lc4

Conjunto acondicionado em maleta, composto por equipamentos multifunções, 01 CD com simulações e manual com os seguintes experimentos: Equilíbrio de corpos extensos; Centro de gravidade e centro de massa; Corpo extenso – condições de equilíbrio; Hidrostática; Massa específica e densidade; Empuxo de Arquimedes; Torricelli e a pressão atmosférica; Pascal e a prensa hidráulica; Stevin e o princípio da hidrostática; Stevin e a pressão hidrostática; Escalas termométricas usuais; Curva de calibração de um termômetro; Dilatação térmica; Análise térmica de um recipiente; Calor: energia térmica em trânsito; Capacidade térmica, calor específico e calor latente; Trocas de calor; Potência média de uma fonte térmica; Robert Boyle e seus experimentos com gases; Comportamento térmico dos gases; Transformação de calor em trabalho; O trabalho nas transformações gasosas; Teoria cinética dos gases – energia interna e a 1a Lei da termodinâmica; Ciclo da máquina a vapor; Máquinas térmicas – 2 a Lei da termodinâmica.

LC5 (Eletricidade e Eletromagnetismo)

lc5

Função: Estudo de dispositivos resistivos, leis de Ohm, potência dissipada, efeito Joule, energia elétrica consumida em kWh, associação ( em série, paralelo e mista), ponte de Wheatstone, lei de Pouillet, eletrização, força de atração, repulsão, lei de Coulomb, campo elétrico, potencial elétrico, superfícies eqüipotenciais, linhas de campo, capacitores, magnetismo terrestre, campo magnético, motores elétricos, força magnética de Lorentz, transformadores, indução eletromagnética, etc.

Créditos: os Bancos para Pesquisa em Física são licenciados pela Laborciencia editora, para produção e distribuição pelo Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa (Cidepe).

Autoria: CARVALHO NETO, C. Z. Bancos para Pesquisa em Física. São Paulo: Laborciencia editora, 1989.

Mérito público: Projeto Condigital MEC/MCT/FNDE/IGGE: os Bancos para Pesquisa em Física foram os equipamentos utilizados na produção de mídias do Projeto Condigital, realizado pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia. O acesso público e gratuito pode ser encontrado em: www.fisicavivencial.pro.br.

Créditos: os Bancos para Pesquisa em Física são licenciados pela Laborciencia editora, para produção e distribuição pela ECOEducacional (www.ecoeducacional.com.br). Autoria: CARVALHO NETO, C. Z. Bancos para Pesquisa em Física. São Paulo: Laborciencia editora, 1989.