Objetos Educacionais Digitais

Written By: Laborciencia Editora

 

 

 

Desde 1990 a Laborciencia Editora promove pesquisa e desenvolvimento de mídias digitais para a educação. Àquela época era comum a tradução de ambientes digitais dedicados à construção de modelagens e simulações. Cita-se como exemplo o software Interactive Physics, o qual foi amplamente difundido pela Laborciencia, a partir de licenças fornecidas pela Educare Informática (SP).

Posteriormente outros títulos de software foram chegando ao mercado brasileiro, como o ‘Edison’, ambiente de simulação voltada à construção de circuitos elétricos; o ‘Building’ e o ‘Cabri’, com abordagens para geometria espacial e plana, respectivamente.

Na trajetória dessas ações destacam-se parcerias importantes, como a realizada com o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), já a partir de de 1990. Tratava-se de um conjunto de simuladores dedicados ao ensino de Física, construídos de forma singular sob plataforma DOS. Estes simuladores passaram a ser distribuídos, gratuitamente, com os Bancos para Pesquisa em Física, à época produzidos e fornecidos pela LABORCIENCIA TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

A partir dos anos 2000 novas pesquisas continuaram sendo realizadas, passando pela chamada Aula Inteligente, com o desenvolvimento de Sistemas de Gestão de Aprendizagem (Learning Management System), e conteúdos especiais. Uma referência a este trabalho pode ser visto em: http://iujovemcientista.blogspot.com/.

Em 2007 o Edital Público 001/2007 do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dedicado ao desenvolvimento de mídias digitais para a educação (‘condigital’), propiciou o desenvolvimento de mais de 2000 objetos educacionais digitais, dedicados ao ensino de Física. O acervo de experimentos educacionais realizados com os Bancos de Pesquisa em Física foi disponibilizado para as gravações de Complexmedia (Experimentos Educacionais Digitais), além de outras modalidades de suporte. Para conhecer o projeto: www.fisicavivencial.pro.br

Desde de 2011 a LABORCIENCIA EDITORA tem sua própria Fábrica de Objetos Educacionais Digitais, concebendo, desenvolvendo e produzindo mídias para a Educação, como simuladores, animações, audiovisuais, experimentos educacionais, infográficos, programas de WEBTV, de rádio e outras modalidades de objetos digitais.

Atualmente a LABORCIENCIA EDITORA coopera com editoras, no desenvolvimento e produção final (original) de objetos educacionais digitais, com sua fábrica, dedicados a compor conjuntos de conteúdos digitais para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD – 2014), já que pela primeira vez o MEC incorpora a possibilidade de aquisição e distribuição deste tipo de mídia digital, dedicada à educação.

Para contato referente a novos projetos para editoras e clientes finais: editora@laborciencia.com.